Wednesday, July 11, 2007

Guia culinario de Brasilia

Estou impressionada com a evolução culinária do Planalto Central. Enfim! Restaurantes com cardápios bem-feitos, com bons vinhos e em lugares agradáveis estão se espalhando pela cidade. Brasília começa também a curtir o lago.

Antes já existiam alguns restaurantes bons, como o Alice e o Universal (que desde que saiu do roteiro GLS passou a cobrar uma fortuna). Tinham outros medíocres e metidos a chiques também. Hoje começa a ter mais variedade em preços e gostos. Alguns que fui e gostei:

  1. Your’s – cardápio gostoso, apesar de terem passado demais o meu ao ponto e de terem servido açúcar com batidinha ao invés de batidinha com açúcar. Tem uma boa carta de vinhos a preço razoável.
  2. Empório da Mata – Zero no critério criatividade, porque roubaram o cardápio do Your’s. É literalmente igual, só mudam os nomes. Mas fazem bem também. O lugar é uma delícia para um domingo `a tarde ou uma noite fria para jantar `a beira da fogueira (estou tendo uns probleminhas com os acentos aqui). Os donos são muito simpáticos também.
  3. Azulejaria – vou falar mais pra frente do serviço em Brasília, mas o do Azulejaria foi o pior de todos. Tinham que fazer um teste de QI para os garçons de lá, que certeza que eles entram no Guiness. Fora isso, tem uns quitutes gostosos e o lugar é bem criativo.
  4. Não fui ao restaurante, mas gostei dos pratos do Convento.
  5. O Pontão continua o mesmo – e o Mormaii tem umas batidinhas muito boas, além de um monte de sucos e sanduíches natureba.
  6. Pizza gostosas... do Fortunata. Encheu até numa segunda à noite.
  7. Um que visitei, mas não comi por falta de mesa foi o Oliver do clube de Golfe. Ainda tentarei ir, porque a bacalhoada feita na pallejera me deixou com água na boca.

·Relíquias que não deveriam mudar nunca:

  • Carne de sol da 111 ou do Xique Xique
  • Quindim da padaria Delícia (estou comendo um com um cafezinho enquanto escrevo)

· Relíquias que deveriam fechar:

  • Frans confeitaria – a dona continua chata e agora o quindim é feito com gelatina! Ninguém merece.

· Nota ZERO: para o serviço em Brasília. Não fui a nenhum restaurante com o serviço decente. O do Azulejaria foi hors concurs, mas o do Your’s não ficou muito atrás. A confeitaria Rappel me deixou meia hora esperando um suco e os do Fortunata pareciam todos novatos. Do Empório da Mata pareciam bons comparados aos outros, mas também erraram várias vezes. Vale investir um pouco mais em treinamento.

1 comment:

Roberta said...

Ai, por que será que eu não consigo gostar do Your's? Toda vez que eu vou lá, é uma nova decepção. Já me serviram cerveja quente (porque o freezer tinha estragado!?!?!), já diminuiram o tamanho das porções de uma semana para a outra... Mas o serviço, de verdade, é um problema sério em Brasilia. O negócio é aproveitar a comida (e, realmente, as opções hoje são muito melhores) e "sublimar" o serviço.